Celulite: passe o verão sem ela

Iracema fisioterapeuta da clínica Artsculp na sua sala de consulta falando sobre celulite

Celulite, quem disse que não tem tratamento?

Um assunto que nos causa desconforto, especialmente com o verão chegando é a celulite

Você sabe o que é celulite?

Celulite é um termo usado para denominar um distúrbio chamado fibro edema gelóide, localizado no tecido subcutâneo e que acomete a maioria das mulheres, causando o famoso efeito de “casca de laranja”.

Essa afecção é causada por um distúrbio metabólico, muitas vezes de origem hormonal, mas que também pode ter sua origem nutricional, devido a uma alimentação inadequada, e até mesmo ao uso de produtos que estão presentes na indústria farmacêutica e cosmética, como os anticoncepcionais e até mesmo formulações de batom e esmalte. Eles contém um hormônio chamado estrogênio e ele é o responsável pelo acúmulo de gordura no tecido subcutâneo. Uma vez esse hormônio aumentado, a gente tem o aumento dessas células no tecido.

O estrogênio então está presente não só na medicação hormonal, como nos anticoncepcionais, mas também em fatores externos, dentro da própria indústria cosmética. E ele se apresenta na forma de um xenoestrogênio, como a gente chama, é uma substância que vai ter a mesma função do estrogênio.

Muitas vezes as pessoas erroneamente associam celulite à obesidade, mas clinicamente a gente pode observar que não é necessário ser obeso para possuir o quadro.

LEIA TAMBÉM – Elimine gordura localizada com a tecnologia Coolscoopting – clique aqui!

E como resolver o problema?

A celulite tem causas multifatoriais e a gente precisa igualmente ter ações multidisciplinares, então é importante ter um acompanhamento com endocrinologista para que você esteja em dia com a sua parte hormonal, um bom acompanhamento nutricional, traçar um bom plano nutricional para que a gente possa diminuir os riscos dessa afecção aparecer, além dos tratamentos fisioterápicos.

A fisioterapia dermato funcional tem um leque de opções para tratar a celulite, mas antes eram opções em que os pacientes percebiam uma melhora, mas ainda se sentiam desconfortáveis. Hoje nós temos uma nova tecnologia, um aparelho que possui várias tecnologias que, associadas, não só diminuem o tamanho das células de gordura como também conseguimos a destruição de parte dessas células com um processo chamado apoptose. O Vela Shape III associa massagem mecânica, vácuo, radiofrequência e infravermelho.

– A massagem mecânica vai estimular a drenagem linfática, tendo uma ação de melhora na circulação;

– O vácuo é pulsado e vai aprofundar o alcance da radiofrequência, além disso vai aumentar o calibre dos vasos, vai causar uma vasodilatação e também uma melhor oxigenação desse tecido;

– O infravermelho causa um aquecimento superficial do tecido cutâneo, muito indicado para celulite;

– A radiofrequência vai causar um aquecimento mais profundo e junto com ela vamos ter também um aumento do metabolismo dos fibroblastos, que são as células responsáveis pela formação do colágeno.

Então num só aparelho a gente tem redução de medidas, redução da celulite e, em alguns casos a destruição dela e sua eliminação definitiva, e também uma melhora da flacidez da pele, uma vez que com mais colágeno essa pele se torna mais firme.

O verão está chegando, então agende sua avaliação. Nós temos na ArtSculp a melhor e mais nova tecnologia do mercado para tratar a sua celulite da melhor forma possível.

LEIA TAMBÉM – Conheça as 5 dicas de ouro para uma pele saudável no verão – clique aqui!